A “Lei de Moisés” foi ditada por DEUS a Moisés durante a travessia no deserto(que durou cerca de quarenta anos) a caminho para a terra prometida(Canaã), depois de terem sido libertos os judeus da escravidão no Egito. A “Lei de Moisés” também é conhecida como Torá ou Pentateuco(os cinco livros do Antigo Testamento escritos por Moisés)constituindo-se de 613 mandamentos.
Em Tiago 2:10 diz: Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de transgredir toda a Lei.
De forma resumida e abreviada podemos dizer que o cerne(parte central, principal) da Lei de Moisés é que:
DEUS ordenou que para o judeu conseguir o perdão de seus pecados, teria obrigatoriamente que trocar o sangue de um animal perfeito(sem defeitos) e inocente, que deveria ser sacrificado a DEUS pelo perdão de seu pecado, ou seja, não há perdão de pecados se não houver o derramamento de sangue de um inocente.
Essa era a forma exigida pela justiça de DEUS para o judeu conseguir o perdão dos seus pecados.
Toda a cerimonia dos sacrifícios dos animais eram executadas pelos sacerdotes que deveriam ser obrigatoriamente homens descendentes da tribo de Levi.
Sendo assim, o povo judeu tinha que sacrificar constantemente animais para serem perdoados por seus pecados, isso porque é impossível para o homem cumprir toda a lei.
A questão do dízimo também está intimamente relacionada a este fato, mas isso é assunto para uma outra ocasião...
Quando JESUS se fez homem e veio habitar neste mundo ele era judeu, e nesta condição de judeu Ele também seguiu os mandamentos da Lei de Moisés.
Assim sendo, a Lei de Moisés vigorou até o exato momento em que JESUS gritou na cruz “Está consumado”, ou seja Ele que é inocente e sem pecado(perfeito), entregou sua vida, seu sangue pelo perdão dos pecados de toda humanidade.
JESUS cumpriu em nosso lugar toda a Lei de Moisés, derramando seu PRECIOSO sangue sacrificando-se para DEUS PAI para que todos(sem distinção) consigam o perdão de seus pecados e a salvação eterna através da fé no nome de JESUS.
Toda a Lei de Moisés foi cumprida(e finalizada) na cruz por JESUS, e hoje ela não vigora mais. Hoje ninguém mais precisa continuar a sacrificar animais, mesmo porque essa era uma ordenança dada por DEUS SOMENTE para o povo judeu e que também, se alguém quiser continuar a sacrificar animais estará desprezando o sacrifício do sangue de CRISTO derramado na cruz e para este não haverá salvação, porque desprezou o sacrifício de CRISTO.
Sendo assim, ninguém mais precisa seguir toda a Lei para ser aceito por DEUS PAI.
A Lei de Moisés foi feita exclusivamente para o povo judeu e JESUS veio primeiro para seu povo escolhido(o povo judeu) mas foi rejeitado, e por causa disso sua graça salvadora passou a abranger todos os povos, raças e nações.
Se alguém quiser continuar seguindo a Lei, terá que continuar a sacrificar animais(além de ter que cumprir todos os 613 mandamentos dela) e assim estará desprezando a sacrifício de JESUS na cruz, e dessa maneira não conseguirá a salvação eterna porque desprezou o sacrifício de CRISTO.
Todo cristão que crê em JESUS CRISTO como seu único e suficiente salvador, e vive de acordo com a Nova Aliança, está livre da obrigação de ter que seguir a Lei de Moisés.
Ore a DEUS e Ele lhe concederá entendimento.
Um abraço a você, querido leitor.
***
Não se deixe enganar...
Fique forte na rocha,
JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!
Fique forte na rocha,
JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!
Anderson RS - fortenarocha@gmail.com |
Compartilhar: