sexta-feira, 30 de junho de 2017

O Que é Igreja?

  A palavra “igreja” tem sua origem histórica na palavra grega “eklesia”(que já existia no vocabulário grego a centenas de anos antes do surgimento do cristianismo) cujo significado é simplesmente “reunião ou assembleia de pessoas”. Etimologicamente, a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek, que significa para fora, e klesia, que significa chamados.

  Originalmente na Grécia antiga, “ekklesia” era a principal assembleia da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era uma assembleia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de vinte e um anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de pai e mãe natural da pólis.

  Posteriormente, já no império romano, após a institucionalização da religião católica imposta através de leis estatais pelo imperador romano pagão Constantino, com o passar do tempo e a partir do latim com a palavra “ecclesia”, a palavra “igreja” passou a ter outro significado: “instituição denominacional religiosa”, sendo que a mesma está atrelada a um prédio de tijolos de sua propriedade com uma localização geográfica definida, e este significado perdura na mente das pessoas até os dias de hoje, pois quando alguém diz: e sou da “igreja católica”, ou eu sou da “ igreja batista”, ou eu sou da “igreja tal”, etc, esse alguém está na realidade afirmando que pertence a uma “instituição denominacional religiosa”.

  Já no contexto Bíblico, o significado da palavra “igreja” é outro: biblicamente falando “igreja” são pessoas, “igreja” é o conjunto de indivíduos salvos por JESUS CRISTO, “igreja” é o corpo de CRISTO, “igreja” é a “Noiva de CRISTO”.


  Quando se pensa em igreja (no contexto bíblico) não se pensa em “prédios” ou em “nomes de religiões”, biblicamente falando, igreja são pessoas. 

  Sendo assim, historicamente podemos afirmar que hoje a palavra “igreja” possui quatro significados distintos:

 a) seu significado de acordo com seu contexto histórico e político original na Grécia antiga;

 b) seu significado de acordo com seu contexto histórico e político no império pagão romano na época do surgimento da religião católica;

 c) seu significado de acordo com seu contexto etimológico através dos dois radicais gregos que a compõe: “ek”, que significa “para fora”, e “klesia”, que significa “chamados”.

 d) seu significado de acordo com seu contexto Bíblico descrito nos Evangelhos e nas Epístoloas(cartas) dos Apóstolos.


  Nos dias de hoje é comum encontrarmos pessoas que acham que “igreja” é um prédio de tijolos ou então uma “instituição denominacional religiosa” como a “católica”, ou a “batista”, ou a “presbiteriana”, ou a “assembleia de deus”, etc.

  Biblicamente falando, nenhuma religião tem respaldo na Palavra de DEUS para justificar sua existência.

  Na Bíblia NÃO existe versículo algum que mostre de maneira clara ou implícita a criação de alguma religião qualquer por parte de JESUS CRISTO ou dos apóstolos.


  Mas aí você poderá perguntar: “e as sete igrejas citadas em Apocalipse?”.  

  Calma, eu explico: as igrejas citadas em Apocalipse são pessoas, são as pessoas que estão reunidas SOMENTE AO NOME DE JESUS(e não ao nome de alguma religião qualquer), veja o exemplo: “ a igreja de Éfeso”, essa é uma qualificação geográfica que NADA tem haver com o nome de alguma religião seja ela qual for.  

  Os cristãos que viveram nos tempos dos apóstolos receberam esse nome de “cristãos” não porque se reuniam em algum templo religioso ou porque eram membros de alguma religião qualquer, mas sim porque eles eram imitadores de CRISTO. 

  Para entendermos muitos aspectos de muitos assuntos descritos nos textos bíblicos, precisamos obrigatoriamente aprender a fazer separação de algumas coisas que são distintas entre si, como: 

-Judeu e cristão: judeu é uma coisa e cristão é outra coisa; 

-Antiga Aliança e Nova Aliança: a Antiga Aliança foi proposta por DEUS somente para os judeus e Nova Aliança foi proposta por DEUS para todo e qualquer povo, língua ou nação. 

-Lei de Moisés e Evangelho de JESUS CRISTO: a Lei de Moisés foi dada por DEUS somente para os judeus e o Evangelho de JESUS CRISTO foi dado por DEUS para todo e qualquer povo, língua ou nação. 

Tem assuntos e mandamentos que são somente para o povo judeu e tem coisas que são para o cristão.


Se não aprendermos a fazer essas distinções fica difícil compreender muitos textos bíblicos.

  Onde estão hoje os templos que foram construídos por ordem de DEUS? Estão todos destruídos! 
O próprio DEUS que ordenou que fossem construídos fez com que fossem destruídos. 

  A ordem de DEUS para construir templos foi dada SOMENTE para os judeus. E vigorou somente durante a vigencia da Antiga Aliança que teve seu fim com o sacrifício de JESUS CRISTO na cruz.

  NÃO há na Bíblia ordenanças da parte de DEUS PAI nem de JESUS CRISTO para os CRISTÃOS construirem templos ou criarem religiões. 

  JESUS CRISTO NÃO pregou ou ensinou religião. Diga-se inclusive, que a única classe de pessoas que o SALVADOR reprovava e combatia batendo de frente era a dos líderes da religião judaica, e estes tramaram a morte do Salvador. 

  Pessoas que abandonam as religiões para seguir somente o Evangelho de CRISTO e a Doutrina dos Apóstolos não podem ser chamadas de “desigrejadas”, porque elas próprias são a igreja. 

  Acho que o termo mais correto seria: “desrreligionisado”. 

  Biblicamente falando, na verdade, os que seguem alguma religião qualquer é que são “desigrejados” porque abandonaram ou nunca conheceram a Sã Doutrina dos Apóstolos, que nunca pregaram religião.



***


Não se deixe enganar... 

Fique forte na rocha, 

JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!

Anderson RS - fortenarocha@gmail.com

Compartilhar: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...

"Desmascarando a Biblia"- Fatos cintíficos e arqueológicos que comporovam a veracidade da Bíblia.

Clique Aqui para Baixar Coletânea de Livros Apócrifos:

Clique Aqui para Baixar Coletânea de Livros Apócrifos:
Existe muita informação, muito que aprender nos livros rotulados de "Apócrifos" pela religião católica romana que foi estabelecida pelo imperador romanano PAGÃO Constantino. Quem tem o Espírito saberá discernir e reter o que é bom. Boa leitura!

BAIXAR PDF COSMOLOGIA BÍBLICA-TERRA PLANA

Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:

Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:
Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:

FORBES LISTA OS PASTORES MAIS RICOS DO BRASIL

KKKKKK...

Como realmente é o sistema religioso:

Desafio bíblico para os defensores da teologia da prosperidade

Provérbios 1:7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

ARQUIVO DE TODAS POSTAGENS: