Neste versículo JESUS CRISTO está falando com judeus pois SOMENTE o povo judeu tinha a ordenança da parte DEUS para praticarem o dízimo.
Na verdade, posso afirmar sem medo de errar que NÃO existem mandamentos no Velho ou no Novo Testamento para os CRISTÃOS(que vivem de acordo com a Nova Aliança que foi dada por CRISTO) para praticarem o dízimo.
A Igreja de CRISTO(CORPO DE CRISTO e NÃO religião denominacional) SOMENTE passou a existir depois que CRISTO subiu aos céus e o Espírito Santo desceu sobre os discípulos de CRISTO, como está descrito em “Atos dos Apóstolos”. Portanto, enquanto JESUS CRISTO pisava o chão deste planeta pregando seu Evangelho, a sua igreja ainda NÃO existia! JESUS CRISTO NÃO estabeleceu sua igreja enquanto estava aqui nesse mundo, na verdade ele estabeleceu seus apóstolos, e estes por sua vez, é que efetivamente estabeleceram a Igreja de CRISTO(CORPO DE CRISTO e NÃO religião denominacional).
Para entender a questão do dízimo em “Mateus 23:23” primeiro precisamos(necessariamente) entender alguns preceitos como:
--- Em todo o contexto bíblico existem apenas três povos distintos aos olhos de DEUS que são: o povo HEBREU, o povo CRISTÃO e os povos PAGÃOS(ou gentios). Se você não souber a diferença entre eles, então ficará com problemas na interpretação de vários textos da Bíblia.
Veja o que cada um é:
povo HEBREU: é povo escolhido por DEUS aqui nesse mundo, esse povo passou a existir a partir da descendência de “Abraão”, que por sua vez descende de “Heber”, que descende de “Sem”(que era filho de “Noé”). A esse povo(e somente a esse povo) foi dado por DEUS toda a Lei de Moisés(que também é chamada de “Torá” ou “Pentateuco” que são os cinco primeiros livros da Bíblia que foram escritos por “Moisés”).
povos PAGÃOS(ou gentios): com exceção do povo “HEBREU” e do povo CRISTÃO, são todos os outros povos do planeta.
povo CRISTÃO: o povo cristão constitui-se de indivíduos tanto do povo “HEBREU” como dos povos “PAGÃOS” que abandonaram suas antigas práticas e crenças e se converteram ao evangelho de CRISTO JESUS e passaram a viver de acordo com a Nova Aliança.
--- A Lei de Moisés pertence a Antiga Aliança(Velho Testamento) e foi dada por DEUS SOMENTE para o POVO HEBREU.
--- O Dízimo NÃO consta como ordenança para os CRISTÃOS que vivem conforme a Nova Aliança dada por JESUS CRISTO. O Dízimo é uma das 613 ordenanças que estão na Lei de Moisés que foi dada por DEUS SOMENTE AO POVO HEBREU. É muito importante saber que de acordo com a Palavra de DEUS se você escolher viver de acordo com a Lei de Moisés, você estará OBRIGADO a praticar não somente o dízimo mas também todas as 613 ordenanças que constam nesta Lei e que se você tropeçar em qualquer um dos preceitos dessa Lei, será culpado de transgredir TODA a Lei, como está descrito em Tiago 2:10 - "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos”.
Imagine só você ter que circuncidar seu filho ou ter que apedrejar até a morte as pessoas que cometeram adultério...
Agora sim, depois de assimilar estes conceitos, você poderá compreender melhor que se você pretende ser um cristão que vive de acordo com a Nova Aliança dada por JESUS CRISTO, você está impedido pela Palavra de DEUS para praticar o ato de dizimar.
Além disso, o que foi dito até aqui são apenas uma pequena pincelada sobre o assunto do Dízimo. Saiba que ainda existem muitos outros impedimentos na Palavra de DEUS para o CRISTÃO praticar o Dízimo.
Se você está sedento pela verdade sobre esse assunto, um ótimo texto para ajudar na compreensão do dízimo desde a sua origem está neste LINK: “ ENTENDENDO O DÍZIMO “, clique nele e boa leitura.
Que a paz e a graça do nosso Senhor JESUS seja com você, e que o ESPÍRITO SANTO te conduza em suas decisões.
***
Não se deixe enganar...
Fique forte na rocha,
JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!
Fique forte na rocha,
JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!
Anderson RS - fortenarocha@gmail.com |
Compartilhar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário