Podemos afirmar que a palavra igreja hoje possui 4 significados distintos de acordo com contextos distintos:
a- seu significado de acordo com o contexto histórico original que vem da Grécia antiga com a palavra "Eklésia" que Neste contexto significa uma assembleia política; Originalmente na Grécia antiga, “ekklesia” era a principal assembleia da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era uma assembleia popular, aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, com mais de vinte e um anos que tivessem prestado pelo menos dois anos de serviço militar e que fossem filhos de pai e mãe natural da pólis.
b- seu significado de acordo com o contexto histórico e político do período do império pagão romano, após a institucionalização da religião católica imposta através de leis estatais pelo imperador romano pagão Constantino, com o passar do tempo e a partir do latim com a palavra “ecclesia”, a palavra “igreja” passou a ter outro significado: passou a ser sinônimo de “instituição denominacional religiosa”, sendo que a mesma está atrelada a um prédio de tijolos de sua propriedade com uma localização geográfica definida, e este significado perdura na mente das pessoas até os dias de hoje, pois quando alguém diz: e sou da “igreja católica”, ou eu sou da “ igreja batista”, ou eu sou da “igreja tal”, etc, esse alguém está na realidade afirmando que pertence a uma “instituição denominacional religiosa”.
c- seu significado de acordo com seu contexto etimológico através dos dois radicais gregos que a compõe: “ek”, que significa “para fora”, e “klesia”, que significa “chamados”.
d- e finalmente temos o seu significado de acordo com o contexto bíblico: onde é ensinado na Bíblia que Igreja são pessoas. Biblicamente falando Igreja é: o conjunto das pessoas salvas por Cristo. Todos os outros significados mencionados acima a respeito da palavra "igreja" não se enquadram no contexto bíblico.
***
Não se deixe enganar...
Fique forte na rocha,
JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!
Anderson RS - fortenarocha@gmail.com |
Compartilhar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário