1 João 2:27 - “E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e NÃO TENDES NECESSIDADE DE QUE ALGUÉM VOS ENSINE; mas, como a sua unção VOS ENSINA A RESPEITO DE TODAS AS COISAS, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.”
A Antiga Aliança foi dada por DEUS especificamente para o povo hebreu e NÃO para os cristãos que vivem de acordo com Nova Aliança, porém, a Antiga Aliança serve para o cristão crescer no conhecimento da Palavra de DEUS em muitos aspéctos.
Na verdade os cristãos NÃO devem procurar praticá-la ao pé da letra, mas sim buscar conhecê-la de forma SADIA para entender que ela aponta para CRISTO e que também serve(através da Lei de Moisés) para mostrar de forma patente para o homem os seus pecados e as consequências desses pecados. Sim, através da Lei, o homem toma conhecimento de seus pecados.
A Nova Aliança baseia-se na Graça de DEUS, através do sacrifício de JESUS CRISTO, em que somente através Dele somos salvos, já a Antiga Aliança baseia-se em sacrifícios de animais!
A Antiga Aliança foi dada por DEUS ao povo hebreu através da LEI DE MOISÉS, que contém 613 ordenanças, ela baseia-se no Tabernáculo, no Sacerdócio Levítico e nos Sacrifícios de Animais para o perdão dos pecados. Porém o seu “cerne”, o seu PILAR PRINCIPAL eram os Sacrifícios de Animais para o perdão dos pecados. E é exatamente neste ponto que podemos começar a entender que o cristão está IMPEDIDO pela Palavra de DEUS de viver de acordo com a Antiga Aliança:
- Primeiro porque o cristão jamais alcançará a salvação eterna se efetivamente procurar sacrificar animais para obter o perdão dos seus pecados, pois dessa forma estará desprezando o sacrifício de JESUS CRISTO, que cumpriu(como nosso substituto) na cruz, TODA a Lei de Moisés.
- Segundo porque é impossível para o homem cumprir toda a Lei de Moisés, e para agravar ainda mais a situação, se você quiser viver de acordo com a Antiga Aliança, não poderá tropeçar em nenhuma de suas 613 ordenanças, porque se você tropeçar em apenas uma, estará assim transgredindo TODA a Lei(Tiago 2:10)!
Imagine só que loucura seria um cristão tendo que circuncidar seus filhos, tendo que sacrificar animais, tendo que apedrejar prostitutas e adúlteros, TENDO QUE DAR O DÍZIMO, etc... E além disso muitas das 613 ordenanças da Antiga Aliança(como a ordenança do dízimo por exemplo) somente poderiam ser praticadas especificamente em Jerusalém!
Outra particularidade que encontramos nos contrastes entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança é que as promessas de bênçãos materiais proferidas por DEUS encontram-se SOMENTE na Antiga Aliança e eram direcionadas única e exclusivamente ao povo hebreu, já para os cristãos, na Nova Aliança, essas promessas de bênçãos materiais simplesmente NÃO existem. Pode procurar em todo o Novo Testamento, mas NÃO vai encontrar! NÃO existem promessas de bênçãos materiais da parte de DEUS para os cristãos no Novo Testamento.
De fato, devemos sim procurar ler e entender(com a devida orientação parte de DEUS) não somente o Antigo e Novo Testamentos, mas também muitos dos livros chamados "apócrifos". Pois a unção que recebemos da parte de DEUS permanece em nós e nos capacita a entender todas as coisas(1 João 2:27)!!
Normalmente leva tempo para se alcançar o discernimento entre os contrastes existentes entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança, para tanto, necessita-se de humildade, oração e perseverança nos estudos das Escrituras. Através desse discernimento muitas heresias pregadas nas religiões caem por terra, como por exemplo os falsos ensinamentos sobre o dízimo e a teologia das prosperidade, entre outras.
“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.”
***
Não se deixe enganar...
Fique forte na rocha,
JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!
Anderson RS - fortenarocha@gmail.com |
Compartilhar:
Nenhum comentário:
Postar um comentário