De fato não existe um único versículo afirmando de forma direta a abolição do dízimo no tempo da Graça, mas a resposta para essa pergunta não está em um versículo mas sim em um contexto bem mais amplo das Escrituras.
Para entender o assunto da validade do dízimo no tempo da graça precisamos ir mais fundo no entendimento das Escrituras, precisamos entender a estrutura da Lei Mosaica.
A Lei Mosaica possuia três pilares principais que são:
>o sacerdócio Levítico;
>o sacrifício de animais;
>o templo.
A partir desse entendimento começamos a entender como a prática do dízimo perdeu TOTALMENTE a sua validade no tempo da Graça:
Antes de Cristo vir ao mundo para salvar a humanidade, o homem obtinha perdão de pecados e justificação diante do Altíssimo através dos rituais de SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS que eram executados pelos SACERDOTES LEVÍTICOS dentro do TEMPLO JUDAICO.
Mas ninguém além de Cristo foi capaz de cumprir TODA a Lei, e por isso constantemente realizavam o ritual de sacrifício de animais.
Todos os anos era necessário sacrificar animais para obter perdão de pecados e justificação diante do Altíssimo.
Porém, quando Cristo veio a este mundo para salvar a humanidade, fez um derradeiro sacrifício de uma vez por todas para que todos os homens possam alcançar perdão de pecados e justificação diante do Altíssimo para que possam ser salvos eternamente.
"4. Porque o fim(*ou objetivo) da Lei é Cristo, para justificação de todo o que crê."
(Romanos, 10)
Portanto, hoje no tempo da Graça não precisamos (*e nem devemos) praticar os antigos rituais judaicos de sacrifícios de animais para perdão de pecados e justificação, pois agora em Cristo temos todas essas coisas.
Esse é o entendimento chave para entender sobre a validade do dízimo no tempo da Graça!
Depois do sacrifício de Cristo, os três principais pilares da Lei Mosaica perderam TOTALMENTE sua validade, e como que em um "efeito dominó" o dízimo também perdeu sua validade porque está atrelado a esses três pilares, pois o dízimo foi instituído para a manutenção e sustento do sacerdócio Levítico, e portanto, se o sacerdócio Levítico perdeu a sua validade, então o dízimo por consequência também perdeu sua validade.
A prova cabal disso está no fato de que NÃO existem mandamentos ou ensinamentos na Nova Aliança para os cristãos(*que vivem de acordo com os ensinamentos de Cristo) praticarem o dízimo.
***
Não se deixe enganar...
Fique forte na rocha,
JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!
![]() |
Anderson RS - fortenarocha@gmail.com |
Compartilhar: