sábado, 18 de maio de 2019

LEI E GRAÇA: Cristo é o fim da Lei?


Tenho percebido que muitos cristãos acreditam e proclamam muitas interpretações extremadas das Sagradas Escrituras.

É exatamente isso que vemos a respeito do assunto pertinente a interpretação da Lei de Moisés quando confrontada com a Graça de Cristo.

Em um extremo temos cristãos afirmando que a Lei de Moisés foi abolida, e em outro temos cristãos  "judaizantes"/legalistas que dão uma ênfase exacerbada no que diz respeito a prática dos preceitos da Lei de Moisés.

O fato é que a Lei NÃO foi abolida mas sim CUMPRIDA em Cristo.

É bem verdade que alguns pontos da Lei perderam sim sua validade após o sacrifício de Cristo como por exemplo o templocentrismo, o sacerdócio Levítico, os rituais de sacrifícios de animais para perdão de pecados, a prática do dízimo, a prática da circuncisão, entre outros...

Porém não podemos esquecer que alguns pontos da Lei continuam valendo até hoje no tempo da Graça como por exemplo alguns mandamentos como não roubar, não adulterar, não assassinar, entre outros...

Talvez você poderá se perguntar:

Como assim alguns preceitos da Lei perderam a validade?

Vou te explicar:

Os três principais Pilares da religião judaica que está fundamentada na Lei de Moisés são:

O sacerdócio Levítico;
O templo;
O sacrifício de animais.

Preste atenção para você entender:

O Altíssimo  revelou  seus estatutos e mandamentos ao mundo através do povo judeu ao entregar os preceitos de sua Lei para Moisés.

Antes do sacrifício de Cristo o homem era justificado diante de Deus e alcançava perdão de pecados através dos sacrifícios de animais ordenados ao povo judeu pela Lei de Moisés que eram realizados no templo judaico pelos sacerdotes levíticos.

Naquela época os sacrifícios de animais aconteciam(resumidamente) da seguinte maneira:

Se você fosse rico deveria levar um animal de acordo com as suas posses como por exemplo um boi, se você não fosse tão rico assim poderia levar um animal menor como por exemplo um cordeiro, se você fosse mais pobre poderia levar um animal ainda menor como por exemplo uma rolinha, porém se você fosse extremamente pobre deveria levar então um prato de cereais para ofertar no templo.

Essas ofertas de animais para sacrifícios deveriam obrigatoriamente serem entregues aos sacerdotes levíticos no templo. Esses sacerdotes pegavam esses animais e separavam uma parte da carne para seu próprio sustento, também retiravam todo o sangue do animal, depois esse animal era queimado em holocausto no altar do templo, e era assim que se alcançava perdão de pecados através da Lei, antes do sacrifício de Cristo.

A partir de agora que você entende como aconteciam os rituais de sacrifícios de animais para perdão de pecados  ordenados pela Lei de Moisés, agora você poderá entender melhor porque alguns preceitos da Lei perderam a sua validade após o sacrifício de Cristo:

Depois do sacrifício de Cristo  não precisamos e nem devemos mais sacrificar animais para perdão de pecados pois se alguém fizer isso estará automaticamente desprezando o sacrifício de Cristo e com isso será condenado ao castigo eterno porque despresou o sacrifício de Cristo.

Este fato provoca um efeito dominó que derruba a validade de vários preceitos da lei de Moisés:

 Pois se eu não posso mais fazer sacrifícios de animais então o sacerdócio levítico perdeu a sua utilidade pois não precisamos mais de sacerdotes  para realizarem os sacrifícios de animais, e também não precisamos mais do templo porque o templo era o local específico para esses sacrifícios e como esses sacrifícios perderam sua validade todo o resto cai em efeito dominó.

Seguindo essa linha de entendimento veremos que o dízimo também perde sua validade porque era destinado ao sustento da tribo dos sacerdotes levíticos e se o sacerdócio Levítico perdeu a sua validade então o dízimo também perdeu.

É por isso que afirmamos que os sacrifícios de animais, o templocentrismo, o sacerdócio Levítico e a prática do dízimo perderam totalmente à sua validade após o sacrifício de Cristo.

Uma das diferenças mais gritantes entre a Lei e a Graça é que na Lei éramos justificados diante de Deus através dos rituais de sacrifícios de animais  e na Graça somos justificados através de Cristo.

Discernir quais preceitos da Lei perderam sua validade após o sacrifício de Cristo e quais  continuam valendo até hoje no tempo da Graça demandará uma compreensão ampla dos contextos das Escrituras Sagradas, e para tanto devemos investir  tempo em estudo e oração.

Se por um lado a Antiga Aliança era fundamentada na Lei de Moisés, a Nova Aliança baseia-se na fé em Cristo e na prática do amor.

A Lei aponta para o pecado, mas também aponta para Cristo:

Aponta para o pecado, no sentido de nos mostrar o certo e o errado, e também aponta para Cristo pois a base do Evangelho de Cristo está sobre os princípios elementares da Lei..

Note que tanto na Lei quanto na Graça somos justificados por sacrifício de sangue, na Graça porém, com um sacrifício infinitamente superior.

Ao estudarmos as Escrituras veremos que a Lei e o amor estão intimamente ligados. Não há como praticar o amor sem colocar em prática os princípios fundamentais da Lei.

Depois do sacrifício de Cristo não somos mais justificados pela Lei( com seus sacrifícios de animais) mas sim pela fé em Cristo, que está intrinsecamente atrelada a prática do amor, como podemos ver em Gálatas no capítulo 5 do verso 22 ao 23:

" Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."

Observe que o amor é o primeiro da lista dos frutos do Espírito.

Veja também Gálatas 5 :14:

"Porque toda a Lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

Então eu direi para você:

Se eu te amo NÃO VOU TE ROUBAR(*não roubar é um preceito da Lei que continua ainda valendo no tempo da Graça).

Se eu te amo NÃO VOU MENTIR PARA VOCÊ (*não mentir é um preceito da Lei que continua ainda valendo no tempo da Graça).

Se eu te amo NÃO VOU TE ASSASSINAR (*não assassinar é um preceito da Lei que continua ainda valendo no tempo da Graça).

E assim por diante...

É por tudo isso que não podemos dizer que a Lei foi abolida ou que perdeu sua validade em sua totalidade, mas por outro lado também não podemos dizer que somos obrigados a obedecer todos os preceitos da Lei, pois muitos de seus preceitos perderam a sua validade após o sacrifício de Cristo porém muitos outros continuam valendo eternamente.

" Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, destes três porém, o maior é o amor."
1 Coríntios 13:13

 De fato toda a Lei se resume na prática do amor, mas precisamos entender que a prática do amor se resume na obediência dos preceitos fundamentais da Lei de Moisés.

 É incrível como a Lei e a Graça se entrelaçam, ambas de mãos dadas.

Muito embora alguns preceitos da Lei tenham perdido sua validade após o sacrifício de Cristo, seus princípios fundamentais continuarão válidos eternamente.





***



Não se deixe enganar... 



Fique forte na rocha,  



JESUS CRISTO é a rocha verdadeira!



Anderson RS - fortenarocha@gmail.com



Compartilhar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...

"Desmascarando a Biblia"- Fatos cintíficos e arqueológicos que comporovam a veracidade da Bíblia.

Clique Aqui para Baixar Coletânea de Livros Apócrifos:

Clique Aqui para Baixar Coletânea de Livros Apócrifos:
Existe muita informação, muito que aprender nos livros rotulados de "Apócrifos" pela religião católica romana que foi estabelecida pelo imperador romanano PAGÃO Constantino. Quem tem o Espírito saberá discernir e reter o que é bom. Boa leitura!

BAIXAR PDF COSMOLOGIA BÍBLICA-TERRA PLANA

Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:

Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:
Clique Aqui para Ler Entendendo o Dízimo:

FORBES LISTA OS PASTORES MAIS RICOS DO BRASIL

KKKKKK...

Como realmente é o sistema religioso:

Desafio bíblico para os defensores da teologia da prosperidade

Provérbios 1:7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

ARQUIVO DE TODAS POSTAGENS: